A cor é um dos elementos visuais mais importantes porque nos transmite uma enorme quantidade de informação. As cores servem para distinguir, entender, simbolizar e identificar. A cor pode ser utilizada de diversas formas na comunicação visual.
É através da luz que a percepção das cores se faz. Esta tem de ser luz branca, como a do Sol. Ao incidir sobre os objectos, uma parte da luz é absorvida e outra é reflectida.
Síntese subtractiva
Quantas mais cores se misturarem menos luz se vai reflectindo, até que, quando se chega ao preto, toda a luz é absorvida.
Síntese aditiva
Quando se projectam três focos de luz (de cor vermelha, verde e azul) obtém-se luz branca. Se se misturarem estas três cores duas a duas obtemos o amarelo, azul ciano e magenta.
Psicologia das cores
Vermelho - associado ao fogo, amor, festividades, calor, poder, sangue e até à energia; está também ligado às revoluções, perigo, agressão, raiva, crueldade e batalha. A sua cor complementar é o verde.
Laranja - associado ao Outono e ao cítrico; também está relacionado com a criatividade, energia, vibração e actividade. Por outro lado, está ligado ao barulho e é bastante utilizado para sinalização de estradas por exemplo. A sua cor complementar é o azul.
Amarelo - está associado à luz do sol, ao ouro, ao optimismo, brilho e alegria. É frequentemente utilizada para avisos.A sua cor complementar é o roxo.
Verde - associado à natureza, plantas, ambiente, Primavera; é uma cor calma e refrescante; está ligada à fertilidade, dinheiro, crescimento, harmonia. Pelo lado mais negativo está associado com avareza, inveja e veneno. A sua cor complementar é o vermelho.
Azul - associado ao céu, água, ao conhecimento, frescura, paz, masculinidade, inteligência. Está também relacionado com frieza, depressão e apatia. A sua cor complementar é o laranja.
Roxo - associado à realeza, espiritualidade, sabedoria, saúde e nobreza; também está associado ao exagero, à loucura e crueldade. É frequentemente associado à figura feminina e tem uma qualidade romântica. A sua cor complementar é o amarelo.
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário