ELEMENTOS
Ponto O ponto é o elemento mais simples da comunicação visual. Este tem uma forma arredondada o que o torna susceptível de ser encontrado na natureza. O ponto tem um grande poder de atracção visual. Dois pontos são instrumentos úteis na medição, quando associados a outros instrumentos de medição.Quando se apresentam em grande número e colocados de uma determinada maneira, os pontos podem criar a ilusão de uma cor ou forma.
Ponto O ponto é o elemento mais simples da comunicação visual. Este tem uma forma arredondada o que o torna susceptível de ser encontrado na natureza. O ponto tem um grande poder de atracção visual. Dois pontos são instrumentos úteis na medição, quando associados a outros instrumentos de medição.Quando se apresentam em grande número e colocados de uma determinada maneira, os pontos podem criar a ilusão de uma cor ou forma.
Linha Quando vários pontos se juntam tornando-os quase impossíveis de se distinguirem individualmente, forma-se um outro elemento - a linha.
A linha pode-se ainda definir como um ponto em movimento. É dotada de uma grande flexibilidade e liberdade,no entanto, é também decisiva, tem um propósito.
Forma A linha descreve uma forma. Existem três formas básicas: o quadrado, o círculo e o triângulo equilátero. Cada uma das formas básicas tem suas características específicas.
Direcção Todas as formas básicas expressam três direcções visuais básicas e significativas: o quadrado, a horizontal e a vertical; o triângulo, a diagonal ; o círculo, a curva.
Direcção Todas as formas básicas expressam três direcções visuais básicas e significativas: o quadrado, a horizontal e a vertical; o triângulo, a diagonal ; o círculo, a curva.
Tom As margens com que se usa a linha para representar um esboço rápido ou um minucioso projecto mecânico aparecem, na maior parte dos casos, em forma de justaposição de tons, ou seja, de intensidade da obscuridade ou claridade de qualquer coisa vista.
Cor A cor está, impregnada de informação, e é uma das mais penetrantes experiências visuais que temos todos em comum. Constitui, portanto, uma fonte de valor inestimável para os comunicadores.
Textura A textura é o elemento visual que com frequência serve de substituto para as qualidades de outro sentido, o tacto. Na verdade, porém, podemos apreciar e reconhecer a textura tanto através do tacto quanto da visão, ou ainda mediante uma combinação de ambos. É possível que uma textura não apresente qualidades tácteis, mas apenas ópticas, como no caso das linhas de uma página impressa, dos padrões de um determinado tecido ou dos traços sobrepostos de um esboço.
Escala Todos os elementos visuais são capazes de se modificar e se definir uns aos outros. O processo constitui, em si, o elemento daquilo que chamamos de escala.
Dimensão A representação da dimensão em formatos visuais bidimensionais também depende da ilusão. A dimensão existe no mundo real. Não só podemos senti-la, mas também vê-Ia, com o auxílio de nossa visão estereóptica e binocular. Mas em nenhuma das representações bidimensionais da realidade, como o desenho, a pintura, a fotografia, o cinema e a televisão, existe uma dimensão real; ela é apenas implícita.
Movimento Como no caso da dimensão, o elemento visual do movimento se encontra mais frequentemente implícito do que explícito no modo visual. Contudo, o movimento talvez seja uma das forças visuais mais dominantes da experiência humana.
TÉCNICAS
Existem várias técnicas utilizadas no design de comunicação visual. Aqui vão alguns exemplos:
equilíbrio/instabilidade
simetria/assimetria
simplicidade/complexidade
unidade/fragmentação
minimização/exagero
previsibilidade/exagero
transparência/opacidade
Cor A cor está, impregnada de informação, e é uma das mais penetrantes experiências visuais que temos todos em comum. Constitui, portanto, uma fonte de valor inestimável para os comunicadores.
Textura A textura é o elemento visual que com frequência serve de substituto para as qualidades de outro sentido, o tacto. Na verdade, porém, podemos apreciar e reconhecer a textura tanto através do tacto quanto da visão, ou ainda mediante uma combinação de ambos. É possível que uma textura não apresente qualidades tácteis, mas apenas ópticas, como no caso das linhas de uma página impressa, dos padrões de um determinado tecido ou dos traços sobrepostos de um esboço.
Escala Todos os elementos visuais são capazes de se modificar e se definir uns aos outros. O processo constitui, em si, o elemento daquilo que chamamos de escala.
Dimensão A representação da dimensão em formatos visuais bidimensionais também depende da ilusão. A dimensão existe no mundo real. Não só podemos senti-la, mas também vê-Ia, com o auxílio de nossa visão estereóptica e binocular. Mas em nenhuma das representações bidimensionais da realidade, como o desenho, a pintura, a fotografia, o cinema e a televisão, existe uma dimensão real; ela é apenas implícita.
Movimento Como no caso da dimensão, o elemento visual do movimento se encontra mais frequentemente implícito do que explícito no modo visual. Contudo, o movimento talvez seja uma das forças visuais mais dominantes da experiência humana.
TÉCNICAS
Existem várias técnicas utilizadas no design de comunicação visual. Aqui vão alguns exemplos:
equilíbrio/instabilidade
simetria/assimetria
simplicidade/complexidade
unidade/fragmentação
minimização/exagero
previsibilidade/exagero
transparência/opacidade
Estimada Francisca,
ResponderEliminarMantenho-me atento e expectante quanto às próximas versões do artigo.
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Sugiro o recurso a pesquisa independente e fundamentação bibliográfica de alguns autores já nossos conhecidos como Donis Dondis (que está aliás neste "post" implícita...); Rudolf Arnheim; Bruno Munari; et. al. de forma a enriquecer (melhor fundamentar) as suas opções e análises pessoais.
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Tire também proveito dos conteúdos do wiki de trabalho que vou seleccionando semanalmente.
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Nota: E porque não aproveitar o blogue para editar a componente prática da disciplina (diferentes fases de desenvolvimento)?...
Continuação de um bom trabalho!
Bruno Giesteira