terça-feira, 2 de março de 2010

Proposta de Trabalho

Sempre que alguma coisa é projectada e feita, esboçada e pintada, desenhada, rabiscada, construída, esculpida ou gesticulada, a substância visual da obra é composta a partir de uma lista básica de elementos (Donis Dondis: 1991).

Organizada em diversos elementos, qualquer obra visual é compreendida quando a decompomos. Desde o ponto, a linha, a forma, a direcção, o tom, a cor, a textura, a escala, a dimensão, o movimento, todos os elementos básicos da comunicação visual conduzem ao conhecimento mais aprofundado da linguagem do contexto.

Paralelamente, impera-se ainda lembrar a importância das técnicas de comunicação visual, pois, evidentemente são a expressão do conteúdo, cuja força está no seu impacto e carácter imediato.
A primeira proposta é então escolher uma música e elaborar uma composição, ou seja, uma representação visual dessa mesma música. Esta composição deverá ser constituída por elementos básicos da comunicação visual expressados através das técnicas de comunicação visual.

Assim, seleccionara-se um tema da banda Fugees, designadamente “Killing me soflty” (uma versão de 1996), um dos grandes êxitos da banda americana, reconhecida pelo hip hop, soul music. Este tema, com já catorze anos de existência é facilmente reconhecido pelo público ao ponto de se posicionar no 44º lugar nas cem melhores músicas dos anos noventa.

‘Killing me softly’ são palavras que podem ter diferentes interpretações e por isso, decidimos que deveríamos dar uma componente mais visual a esta música e à sua letra.

A nossa ideia era a de na composição em questão mostrar uma arma como que a disparar palavras, no entanto, com alguns elementos que demonstrassem suavidade (cores claras, padrões neutros etc) para que se fizesse o contraponto entre a ideia de matar e a suavidade.

De imediato identificamos a presença de dois sujeitos (‘his song’, ‘my pain’) e, pelos conceitos aplicados, a associação do tema à “dor”. Como tal, o objectivo da composição associada a esta música é a materialização daquela, corporizada, neste caso, em elementos fortes que demonstrem, contudo, suavidade, nomeadamente objectos com cores e padrões neutros. No fundo, apresentar-se-ia uma arma revestida com materiais visualmente neutros, a fim de manter a serenidade.

Desde logo transmitimos a mensagem do título do tema – “Killing me softly”. De facto, a ideia seria, então, apresentar um dos diversos prismas adoptados na compreensão da música em geral (neste caso, a contraposição entre matar e suavidade, paralela à força das palavras).

Sem comentários:

Enviar um comentário